terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sobre a EBCT

Estava precisando de um documento urgente para minha matrícula na universidade, então pedi ao meu pai para me mandar por SEDEX. Obviamente, achei que não teria problemas, uma vez que ele postou o documento no dia 22 (quarta-feira) e o prazo dado pelos Correios para a entrega é de 1 dia útil, quando enviado de uma capital para outra. É aí que começa o meu suplício.

Na quinta-feira, o documento não chegou, e no rastreamento aparecia "encaminhado para Brasília". Na sexta-feira, não chegou, e no rastreamento apareceu "recebido em Porto Alegre". Aí você pergunta: "por que raios em Porto Alegre?". Foi a mesma pergunta que eu me fiz. Na segunda-feira apareceu "recebido em Brasília" e eu registrei uma reclamação no site da EBCT, e quase imediatamente recebi uma resposta dizendo que o meu "envelope será entregue no dia de hoje". Enquanto isso no rastreamento apareceu "saiu para entrega". Fiquei tranquilo. Finalmente eu ia poder resolver meu problema, cujo prazo final é hoje. Cheguei em casa. Fui na portaria. O envelope não chegou.

Hoje, terça-feira, dia 28, até o meio-dia o documento ainda não tinha chegado. O site da EBCT está fora do ar. Tentei ligar para o 0800 e eles não me dão solução. Consegui o telefone do Centro de Distribuição, e fui atendido por uma moça que não era um primor de simpatia, e me disse "ah, senhor, eu não vou poder fazer sua consulta agora porque acabei de desligar o computador". Minhas têmporas quase explodiram. Pedi educadamente que ela verificasse se o envelope está lá. Ela me disse que o funcionário cometeu um "pequeno erro" na hora de dar baixa no sistema, e por isso o envelope não foi entregue ontem. Ela me garantiu que quando eu chegar em casa, por volta das 19h, ele vai estar lá. Desse jeito, eu vou poder pegar o documento e ir diretamente na universidade, pois o prazo é até às 22h.

Ninguém merece. Sabe por quê? Porque a EBCT é uma empresa pública, totalmente marginalizada e subestimada, com salários defasados, funcionários com baixíssima qualificação. Eu fui bancário por alguns anos, e sempre observei a luta da categoria por melhores salários e condições de trabalho. Quando os funcionários dos correios entram em greve, a maioria dos serviços continua funcionando, a maioria das agências continua atendendo. O meu problema vai continuar sendo o problema de muitos, até que essa empresa que é tão importante extirpe os políticos corruptos de seus quadros e pense melhor no seu funcionalismo.

Um comentário:

  1. É Paulo. Mas coincidentemente o arrocho salarial e todas as queixas que hoje são comuns ouvir sobre o serviço dos Correios começaram exatamente quando a EBCT tornou-se um Frankenstein: nem é pública, nem é privada. Tem o pior dos dois lados.

    ResponderExcluir