quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sobre conforto e tecnologia

Quem me conhece sabe que eu sou um amante de tecnologia. Quem gosta de tecnologia costuma visitar fóruns, assinar newsletters e seguir perfis no twitter que te deixam ciente de todas as novidades que podem facilitar a sua vida no futuro. E, é claro, tudo isso traz um enorme apelo ao consumo.

A tecnologia, de uma maneira geral - por favor não pensem só em eletrônicos - pode sem dúvida nos ajudar a ter uma vida mais confortável e fácil. E aos que pensam que não é verdade, deixe que eu dê um pequeno exemplo. Recentemente nós nos mudamos para outro estado, e logo quando eu soube que viríamos para cá, fiz uma pesquisa razoavelmente detalhada na internet e comprei um GPS. Escolhi um dos modelos mais simples, mas de um fabricante bastante confiável. Enfim, chegamos aqui e eu tinha três dias antes de começar a trabalhar. Visitamos mais de 20 apartamentos procurando um para alugar. Por favor concordem comigo que, se não tivéssemos o danadinho do GPS, conseguiríamos ver no máximo uns 4 ou 5. O aparelhinho nos guiou pelas ruas com pouquíssimos erros e foi fundamental para não perdermos tempo entre imobiliárias e os lugares que queríamos visitar.

O alerta que eu faço (inclusive para mim mesmo) é o de conscientização dos amantes de tecnologia. Hoje é muito fácil ter um cartão de crédito e comprar uma TV, notebook, câmera ou iPod parcelados em um milhão de vezes. Esse não é um caminho interessante. A antecipação do consumo pode nos levar a dar um passo maior do que as pernas, e aí as dívidas que não tem juros sucumbem diante dos altíssimos juros de inadimplência cobrados pelas administradoras de cartão de crédito, ou mesmo dos CDCs e cheques especiais.

Vamos consumir tecnologia, vamos desfrutar do conforto de assistir um filme em alta definição, ouvir música de boa qualidade, ou de buscar uma informação na hora que ela é necessária na tela do celular ou do computador. A tecnologia só é boa quando é útil e quando podemos pagar por ela.

Um comentário:

  1. Altamente a favor de todo conforto e tecnologia gigantescos que tenham amo mesmo tempo "tamanho" suficiente pra caber no nosso bolso.

    ResponderExcluir