quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sobre Ronaldinho Gaúcho

Aí meu amigo, carioca, flamenguista, chegou pra mim e disse: "tu fala sobre cinema, sobre Dilma, e não fala nada do meu Mengão!". Então aqui vai um post solidário e crítico sobre a novela de Ronaldinho Gaúcho. A novela foi mais ou menos assim: o craque, aos 30 anos de idade, há 10 jogando na Europa, resolveu voltar a jogar no Brasil. Aí começou a confusão. Parece que o Grêmio chegou a dar como certa a volta do rapaz, apesar de parte da torcida ter considerado traição a sua saída para o Paris Saint-Germain. Depois falaram que ele ia pro Palmeiras ou pro Flamengo. Ele chegou até a convocar uma coletiva, sempre acompanhado pelo Presidente do Milan, que certamente era o mais interessado ($$$) no assunto, mas só falou que ainda não sabia de nada. Depois disseram que o Flamengo ia dar uma festa no Sambódromo, e depois o Corinthians ia formar a mais famosa dupla de atacantes (de churrasco) que já houve. No final das contas, foi o Flamengo mesmo, aquele clube que tem uma Presidenta (agora tá na moda), que contratou o jogador.

A festa foi bonita, chamou a atenção da imprensa do mundo inteiro. Gaúcho parecia satisfeito, mesmo sem demonstrar muita intimidade com a camisa rubro-negra, e eu fiquei pensado o seguinte: "Por que essa briga toda por um jogador em fim de carreira?". Obviamente Ronaldinho ainda deve demorar alguns anos pra parar de jogar de vez, mas um atleta não pode ser o melhor do mundo a vida toda. O Milan ganhou uma grana preta na transação, e Ronaldinho vai receber um módico salário de R$ 1,3 milhão, entre o salário do Flamengo e as participações no marketing.

A resposta é a seguinte. Vale a pena trazer o rapaz sim. Porque brasileiro ama futebol. Esse amor todo se traduz em números, em marketing, campanhas publicitárias, ingressos, camisas, fotos. Alguns especialistas esperam que o Flamengo consiga gerar um lucro de R$ 3 milhões por mês, somente com essa contratação histórica. Só a título de curiosidade, todo mundo brinca que o outro Ronaldo tá gordo e não joga mais nada (o que não é verdade), mas o Corinthians ganhou muito dinheiro tendo ele lá, e com certeza os dirigentes devem estar se lamentando porque ele decidiu jogar só até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário