terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sobre desgraças ao longo do ano

Se você procurar alguns posts pra trás, vai encontrar um sobre a situação de Palmares e mais algumas outras cidades, em Pernambuco e Alagoas, que foram arrasadas pelas chuvas no meio de 2010. Mobilizações foram feitas. Em Recife muitas pessoas fizeram doações, alguns foram até lá ajudar a limpar toda a sujeira, e com certeza ajudaram a aliviar o sofrimento das vítimas dessa catástrofe. Pra quem não sabe, a estação das chuvas no litoral do Nordeste é invertida. Lá costuma chover bastante entre maio e setembro, ao contrário do resto do país, onde chove no verão.

Alguns meses antes, em janeiro de 2010, as chuvas causaram estragos enormes e tiraram muitas vidas em Niterói, Angra, e mais algumas cidades próximas. Quem não lembra da pousada soterrada em Angra dos Reis? Há mais ou menos dois anos, as enchentes arrasaram cidades em Santa Catarina. Pessoas perderam tudo. Minha pergunta é a seguinte: quem lembra dessas pessoas?

Eu escutei alguns ignorantes criticando as pessoas que não queriam sair de suas casas, em áreas de risco. Será que alguém acha que essas pessoas ficam lá porque querem? Elas simplesmente não tem outro lugar para ir... isso mesmo, existe gente que não tem família nem amigos a quem recorrer... essa é a cruel e dura realidade do nosso país.

Vamos pensar no que nós podemos fazer para ajudar as pessoas que não tem nada. Se precisarmos de desgraças para fins motivacionais, temos várias disponíveis, o ano inteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário