Sabe aquelas coisas que todo mundo tem que saber? Tipo como trocar a resistência do chuveiro, como abrir o computador, ou o que fazer se você perder um documento. Pois é, acho que muitas dessas coisas que todo mundo precisa saber estão relacionadas aos nossos queridos veículos.
Antes de comprar um carro, devia existir um curso preparatório básico, e não venham me dizer que já existe, porque essas aulas teóricas de auto-escola são ridículas. Eu, por exemplo, aprendi várias coisas, entre elas a diferença entre uma placa de advertência e uma indicativa de obras, que, apesar de serem exatamente iguais, tem cores diferentes. Também me ensinaram que o motorista que para pra ajudar alguém que se acidentou é um atendente e não socorrista, e o instrutor disse que "isso cai na prova!". O sistema é mesmo fantástico!
Pois bem, eu estava falando sobre um curso do tipo "o que fazer quando...?". Eu já tive algumas experiências práticas no trato com veículos, e os conhecimentos que eu detenho sobre mecânica são básico-deficitário-elementares, e por isso resolvi escrever esse post com algumas dicas aos motoristas inexperientes.
1. Tenha um seguro. Pode parecer óbvio né? Você não quer ter o prejuízo de ter um carro roubado ou sofrer um acidente, lembrando que às vezes eles ocorrem por culpa dos outros, mesmo que você seja um motorista cuidadoso. O que muita gente esquece é que os seguros geralmente vêm com pacotes de assistência, que incluem serviços de bateria (em caso de panes elétricas), serviço de reboque, e em alguns casos até carro reserva e troca de pneus (olha aí pra as meninas!!!). Obviamente, não adianta ter o serviço contratado e não saber o número de telefone de emergência do seguro, então tenham essas informações sempre à mão. Além disso, na maioria dos casos, para usar esses serviços não é necessário desembolsar absolutamente nada. Outra coisa interessante é que na maioria das vezes, não é necessário pagar a franquia do seguro para utilizá-lo para reparar danos em veículos de terceiros. Então se você deu uma encostada no carro do vizinho sem querer, ligue para sua seguradora, provavelmente não é necessário pagar nada para consertar o carro dele.
2. Saber para onde ir. Um amigo um outro dia passou para uma situação meio chata. O carro quebrou, ele ligou para o seguro, e o rebocador perguntou pra onde ele queria levar o carro, e ele simplesmente não tinha a mínima idéia. Geralmente o melhor é pedir indicações aos amigos de oficinas especializadas. É bom termos em mente estabelecimentos especializados em freios, embreagem, injeção eletrônica, parte elétrica, etc.
3. Cuidado com os barulhos e luzes. Geralmente os carros dão sinais de problemas antes de eles acontecerem. Se uma luz desconhecida está acendendo no painel, um barulho novo surgiu, ou você percebeu que tem alguma coisa solta em algum lugar, é melhor correr logo para uma oficina de confiança.
4. Temperatura é fator crítico. Todo carro tem sistemas de medição da temperatura do motor. Uma das primeiras coisas que eu aprendi é que, se o sistema de resfriamento estiver com problemas, você pode perder o motor do carro. Então é importante ficar sempre de olho na temperatura, e saber qual é a luz do painel que indica que o carro esquentou demais. Ela tem o formato de um termômetro meio esquisito. Se o ar condicionado parar de esfriar de repente, também pode ser sinal de problemas de temperatura. Nesse caso você tem que parar imediatamente o carro.
5. Aprenda a trocar um pneu. Lógico que ninguém gosta né? A mão fica preta, você suja a roupa, dá um trabalho danado, mas é importante saber fazer. Outra dica é deixar o step livre. Se ele fica no fundo do porta-malas, por exemplo, não é uma boa idéia andar sempre com um monte de tranqueiras lá dentro. Isso só vai deixar você mais irritado quando precisar tirar o pneu de lá.
6. Dirigir sem embreagem é possível. Se o pedal da embreagem de repente ficou solto, ainda é possível dirigir. Basta desligar o carro e engatar a primeira. Obviamente, você tem que tomar cuidado, porque quando você ligar o carro ele vai sair andando. Daí, você dá aquela esticada na marcha até quando der, depois tenta engatar a próxima, com muita calma, devagar, e ela termina entrando. Faça isso só até chegar na oficina mais próxima, pois não é muito saudável para a caixa de marchas dirigir desse jeito.
Se alguém tiver mais alguma dica interessante, pode postar nos comentários. Bom fim de ano pra todo mundo!!!
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