quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre a atual situação da Nokia

Frequentemente os amigos me procuram pedindo ajuda pra escolher um celular pra comprar. Eu sempre respondo que a escolha depende do que você espera do equipamento, e de quanto você está disposto a gastar. Quase sempre, então, a pergunta seguinte é: "melhor comprar Nokia né?". E eu sempre respondo que não, a não ser que você seja adepto do simplismo, e queira um celular apenas para falar, mandar e receber SMS. Resolvi então escrever esse post pra explicar qual é a razão de eu não indicar esse fabricante, especificamente.

Em um post anterior, eu expliquei a grande guerra empresarial hoje no mercado de celulares high-tech, que tem vários fabricantes e o Google, com o Android, de um lado, e a Apple, com o iPhone, do outro. Entre os muitos fabricantes que eu cite, a Nokia não está incluída. Eles apostaram no desenvolvimento de uma plataforma chamada Symbian, que foi, por algum tempo, adotada por alguns outros fabricantes, mas deixada de lado com o surgimento do Android. A Nokia foi teimosa e continuou lá desenvolvendo celulares com Symbian, como o N95, que fez um sucesso absurdo, e até hoje muita gente tem, e até o N9, que foi lançado alguns dias atrás. Eles também utilizaram em alguns aparelhos uma espécie de Linux, que foi chamada de Maemo, e, depois de MeeGo, que é o presente no N900, que faz muito sucesso em outros países.

O que aconteceu foi que os aparelhos de alta performance da Nokia ficaram pra trás. Hoje as opções que você tem são gastar uma grana preta pelo glamour, design e usabilidade do iPhone, ou gastar valores variados para comprar um Android, já que o mercado tem celulares que custam entre R$ 400,00 e R$ 2.000,00. Tanto o iPhone quanto o Android tem suas lojas de aplicativos, com centenas de milhares de opções de software, boa parte gratuita, e outra custando muito pouco, que conferem ao equipamento funcionalidades variadas. Eu, por exemplo, uso aplicativos que me dão a previsão do tempo, o horário dos vôos em tempo real (usando a base de dados da Infraero), acesso a qualquer rede social, ou várias delas ao mesmo tempo e email, além dos comunicadores instantâneos, aplicativos de notas, texto, planilhas, pdf, etc. Enfim, você pode encontrar quase qualquer coisa, desde clientes de VPN até joguinhos pra quando você estiver esperando o dentista.

E a Nokia? Como ficou? Eles tentaram criar uma loja também, a OviStore, mas sem muitas vantagens para os desenvolvedores, e fracassaram. A virada aconteceu quando um sujeito chamado Stephen Elop saiu da Microsoft e foi para a nossa queridinha finlandesa. Logo depois, foi anunciada uma parceria da Nokia com a MSN, para fabricar celulares que usariam o novo sistema operacional dos amiguinhos de Bill Gates, chamado de Windows Phone 7. A Nokia não quis usar o Android de jeito nenhum, por várias razões, e a melhor alternativa que eles encontraram foi firmar essa parceria. No começo, disseram que ainda iam investir no MeeGo, mas logo desdisseram.

Tudo bem que as ações da Nokia caíram 8% no momento do anúncio, mas, ainda assim, eu acredito que, quando for lançado o primeiro Nokia com Windows Phone 7 (eles prometem pro fim de 2011), ele vai ser uma boa alternativa de compra, já que o tal sistema operacional está sendo muito bem recomendado pelos especialistas mundo afora.

Só pra arrematar a explicação, todas essas informações se referem aos chamados smartphones. No mercado pouco lucrativos dos celulares mais simples, a Nokia continua firme e forte com o Symbian, e é líder de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário