quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre a buRRocracia

Ontem, conversando com bons amigos-filósofos-colegas-consurseiros aqui do trabalho, lembrei de um causo, e resolvi compartilhar.

Estávamos chegando em Brasília, eu tinha acabado de ser nomeado num concurso, e estávamos procurando um lugar pra morar enquanto eu me preparava para tomar posse. Pois bem, procuramos com muita paciência, olhamos dezenas de apartamentos, até encontrarmos aquele que agradou. Cheguei à imobiliária levando vários documentos.

- Quero alugar este apartamento (apontando no catálogo).
- Identidade, CPF, contracheque, comprovante de residência e certidão de casamento, com cópias, para analisarmos seu cadastro, por favor.
- Minha identidade e CPF estão aqui, e a certidão de casamento também, inclusive com cópias, mas eu não posso te dar um contracheque porque acabei de pedir demissão do antigo emprego para tomar posse num órgão público aqui em Brasília.
- Lamento, senhor. Sem o documento, não poderemos analisar seu cadastro.
- Mas veja bem, eu estou me mudando pra essa cidade justamente pra trabalhar em outro lugar. Como ainda não tomei posse, não tenho como comprovar essa renda.
- O senhor não tem contracheque ainda?
- Não, meu amigo, ainda não comecei a trabalhar.
- Então não vamos poder analisar seu cadastro, senhor. Somente com contracheque.
- Esse contracheque pode ser do mês passado?
- Acredito que não tenha nenhum problema.

Perceberam a situação bizarra? Eu comprovei a renda que eu não tinha mais, mesmo explicando isso ao atendente, e ele não viu nenhum problema nisso. Esse é o exemplo da burocracia, no mau sentido mesmo, aquela burocaria da cegueira, que todos nós chamamos de buRRocracia, e que apenas permite que os problemas sejam resolvidos com papeis, em vez de diálogo. Acham que o diálogo findou aí? Voltei no dia seguinte, e entreguei cópia do contracheque do mês anterior. À tarde me ligaram da imobiliária:

- Senhor Paulo, analisamos a documentação que o senhor entregou, mas percebemos a falta do comprovante de residência.
- Mas eu estou me mudando pra Brasília para trabalhar, e procurando um lugar pra morar. Como eu vou comprovar residência?

E viva a buRRocracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário