E aí eu fui prestar serviço voluntário junto com outros amigos, ajudando a organizar os donativos para as pessoas que foram prejudicadas pelas recentes chuvas em várias cidades aqui de Pernambuco. Pois bem, a Polícia Militar está centralizando todos os materiais, colocando em caminhões e enviando para as cidades. Fomos ao Quartel General da PM daqui de Recife, éramos mais ou menos 50 pessoas, entre adolescentes e adultos.
Fiquei feliz quando chegamos e eu percebi que eram tantos carros parando e entregando as doaçoes, que precisávamos de algumas pessoas somente para receber os donativos. Geralmente descarregávamos três ou quatro carros ao mesmo tempo, e à medida em que agradecíamos e os motoristas iam embora, outros chegavam. Impressionante a quantidade de roupas que chegaram no dia de hoje, sem falar nos alimentos, água, brinquedos de materiais de limpeza. Vi algumas pessoas com carros novos e grandes, e que disseram que voltariam depois, porque as doações não couberam todas no carro. Vi também pessoas que pediam ao motorista do ônibus que parasse porque queria doar uma pequena sacola com algumas peças de roupa ou garrafinhas de água mineral, ou que traziam um par de sandálias em suas bicicletas ou a pé.
Outras coisas também me chamaram a atenção, talvez não tão boas. Enquanto algumas pessoas ajudavam com bastante alegria, outras se preocupavam mais em anunciar em todos os lugares há quanto tempo estavam ali, quantos dias passaram no serviço voluntário, como uma maneira meio torpe de competição entre ONGs e organizações religiosas. Ora, de que importa se a sociedade tal ou a igreja qual mandou gente para trabalhar todos os dias ou se foi somente no fim de semana? As pessoas precisam de ajuda, e nós queremos ajudar com o que temos, somente para ajudar, sem esperar nenhum reconhecimento especial nem nada em troca.
Palmas para um homem, que tentava organizar a coleta dos mantimentos, que dava bom dia, batia palmas e agradecia a todos os doadores e voluntários, e que nem sequer me disse o nome dele.
As pessoas precisam de ajuda, e qualquer doação no Quartel do Derby é bem vinda. O trabalho voluntário também é extremamente necessário para colocarmos em ordem a vida das pessoas que perderam tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário