quinta-feira, 22 de abril de 2010

Circo

Ontem fui ao circo. Não, eu não viajei pra Brasília, fui a um circo mesmo, aqui em Recife. A última vez que eu fui a um circo não faz muito tempo, foi no ano passado, quando o Cirque du Soleil passou uma temporada em Recife. Obviamente, não posso fazer comparações, mas o que eu tenho a dizer é que o pequeno circo brasileiro, apesar de não ser muito bem estruturado, conta com artistas de talento.
Entrando no lugar, percebe-se uma tenda bastante antiga, com a platéia se acomodando em cadeiras de plástico sobre uma arquibancada montada com tábuas não tão boas. O preço não é nenhum absurdo, com R$ 20,00 você compra um ingresso que dá acesso ao espetáculo para três pessoas. As apresentações se seguiam muito rapidamente, e algumas me chamaram a atenção por serem muito boas. Dos três ou quatro palhaços que se apresentaram ao longo das aproximadamente duas horas de espetáculo, um me pareceu realmente engraçado, e arrancou de mim várias risadas montando uma banda imaginária com a participação de alguns espectadores. Um bom malabarista usou as tradicionais massas, discos e, ao final, apresentou um número colocando um chapéu na cabeça e trocando sistematicamente com os outros que jogava para cima. Um casal romeno deu demonstrações de equilíbrio em cima de hastes, um grupo que realizava saltos usando grandes gangorras que jogavam seus integrantes para cima, entre outros palhaços, cachorros, mágicas e tecido acrobático.
A última apresentação realmente me impressionou. A performance dos motoqueiros no globo da morte é de tirar o fôlego. Não darei detalhes para estimular a curiosidade dos leitores, mas asseguro que vale a pena dar uma olhada. No final de tudo, só me veio à imaginação a vida sofrida que devem ter aqueles artistas talentosos. No nosso país, os circos, salvo raras exceções, não são considerados opções habituais de lazer. Não sei se o problema é somente cultural ou se em outros lugares os artistas circenses têm algum tipo de incentivo, mas os circenses brasileiros são suficientemente talentosos para termos um Cirque Tupiniquim tão bom quanto os internacionais.
Para quem quiser dar uma olhada, o Circo Europeu está na Av. Boa Viagem, bem na divisa dos municípios de Recife e Jaboatão. Os espetáculos são diariamente às 20h30min e nos sábados, domingos e feriados às 18h30min e 20h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário